Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Rainha Dona amélia

Como obter o passe gratuito?

08.09.22

eletrico-terreiro-paco-mini-banner2.png

Guia para alunos do Liceu Rainha D. Amélia com mais de 13 anos (para alunos com menos de 13, ver último ponto).

  • O passe gratuito apenas está disponível para alunos que residam no Concelho de Lisboa.
  • A data limite para obter o passe é 15 de Novembro.
  • O local mais próximo do liceu para obter o passe é o terminal da Carris, em Santo Amaro, perto do Calvário. Lá existem duas lojas de atendimento ao cliente. Uma, do lado direito de quem entra, onde apenas se pode tratar do passe gratuito para estudantes acima dos 13 anos e outro para atendimento geral, onde também se pode tratar do passe, mas não em exclusivo.
  • Pode-se ir em regime livre e tirar senha, ou pode-se agendar. Recomenda-se o agendamento, que pode ser feito aqui. Caso opte por ir em regime livre vá muito cedo, ou então leve um bom livro…
  • A presença do aluno não é necessária.
  • Quem já tem passe, deve levar consigo. Quem não tem terá de mandar fazer, com o custo de seis euros, com entrega imediata.
  • São necessários os seguintes documentos:
  • Cartão de Cidadão do aluno
  • Certidão de Domicílio Fiscal, obtido no Portal das Finanças. Entrar com as credenciais do aluno, selecionar Todos os Serviços, depois Documentos e Certidões, Pedir Certidão, Selecionar Tipo de Certidão – Domicílio Fiscal, Obter. Levar a certidão impressa. Em alternativa à Certidão, pode levar o PIN de morada do Cartão de Cidadão.
  • Documento da escola a comprovar que o aluno estuda lá. Este documento pode ser pedido na secretaria do liceu, explicando que é para o passe. Eles sabem o que é e passam logo. Levar só comprovativo de matrícula, ou outro documento qualquer, não serve.
  • O Passe é tratado na hora e fica já carregado para o mês em curso.
  • É preciso “recarregar” o passe todos os meses. Isto pode ser feito nas máquinas do Metro, ou directamente na Carris. Ainda não pode ser feito no Multibanco, mas presume-se que em breve será. Vale a pena também ir perguntando nas papelarias que tratam destes assuntos se já o conseguem fazer. A alternativa é ir directamente à Carris tratar ao balcão, o que é uma maçada. A questão chave é que é mesmo preciso recarregar. O recarregamento é gratuito, pois é aplicado um desconto de 100%, mas se o aluno for apanhado a andar com um cartão não carregado será multado. O carregamento do passe para o mês pode ser feito no próprio mês ou a partir do dia 26 do mês anterior. Assim, a partir do dia 26 de Setembro é possível carregar o passe de Outubro.
  • O passe vale apenas para o concelho de Lisboa. Quem costuma carregar passe total, para andar em mais do que um concelho, deve ter atenção a isso. Não é possível carregar passe total e pagar só a diferença. Assim, quem costuma usar passe total para viajar fora do concelho deve ter cuidado para não o fazer com o passe gratuito, pois poderá ser multado. Recomenda-se andar com um segundo cartão viva, recarregável, que possa ir usando à medida que se anda. Caso essa solução fique mais cara do que os 30 euros do passe total, valerá mais a pena fazer o passe total, mas deixa de beneficiar da gratuidade dos transportes em Lisboa.

  • O procedimento para alunos com menos de 13 anos é diferente!
    Estes já beneficiavam de transportes gratuitos até ao mês depois de fazerem 13, com a vantagem de não haver limites de concelho. Assim, quem tiver menos de 13 anos pode dirigir-se também à loja em Santo Amaro, mas apenas ao balcão do lado esquerdo de quem entra. Deve levar o Cartão de Cidadão e o documento da escola, mas não precisa de levar a certidão de domicílio fiscal. Fica logo com o passe gratuito, não precisa de o recarregar mensalmente e deve apenas dirigir-se novamente à loja quando fizer 13 para actualizar para o passe gratuito para Lisboa, sendo que aí já precisa de levar a certidão de domicílio fiscal.